Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
operacionalidade

16ª Bda Inf Sl realiza adestramento para a Operação Amazônia

Acessos: 270

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), também conhecida como "Brigada das Missões", conduziu um adestramento de suas peças de manobra no período de 9 a 19 de outubro. Este treinamento, capitaneado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), teve como objetivo aprimorar a doutrina, logística e os métodos operacionais em território amazônico, em preparação para a Operação Amazônia.

O processo de preparação iniciou-se com a revisão de instruções teóricas e práticas, abrangendo instruções como Patrulhas, Postos de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas, Comunicações, bem como a Preparação e Montagem de Caches, entre outras atividades relevantes. Após essa fase inicial, as subunidades envolvidas realizaram em marchas através selva de 8, 12, 16, 24 e 32 quilômetros.

Para a execução da operação em si, duas subunidades, uma do Comando de fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva e outra do 17º Batalhão de Infantaria de Selva, receberam a missão de planejar e executar uma infiltração através selva, com objetivo de localizar e neutralizar Forças Irregulares que estariam operando na Amazônia Ocidental. Essa infiltração ocorreu ao longo de cinco dias, durante os quais as tropas percorreram aproximadamente 70 quilômetros, culminando com um ataque às Forças Adversárias ao final da marcha.

Após o cumprimento bem-sucedido dessa missão, o Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva acionou um Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL). Nesse exercício, a tropa teve de exfiltrar todo o material capturado da força guerrilheira, incluindo os armamentos de uso coletivo e munição.

O adestramento para a Operação Amazônia, na sua vertente de preparo, representou o ponto alto do ano de instrução da Brigada das Missões, pois consolidou o aprendizado da Doutrina Militar Terrestre no ambiente de selva nos corações e mentes dos Sentinelas avançados da nossa Amazônia.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página