16ª Bda Inf Sl celebra 30 anos de presença militar em Tefé
A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) tem demonstrado seu compromisso com o bem-estar das comunidades indígenas e ribeirinhas por meio de Ações Cívico-Sociais (ACISO) que vão além do seu dever militar.
No município de Tefé, no Amazonas, as comunidades receberam atendimentos médicos e odontológicos, além de atividades lúdicas que resultaram em mais de mil atendimentos. As ações comemoram os 30 anos da presença da Brigada em Tefé e contaram com a parceria da Prefeitura Municipal de Tefé, que ofereceram serviços de emissão de documentos como carteira de trabalho, certidão de nascimento, identidade, entre outros.
Na Escola Municipal Colônia Ventura, o 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes (DSEI/MRSA), realizou a ACISO, oferecendo serviços essenciais à população local, totalizando 1.000 atendimentos somente naquele dia.
Na comunidade indígena Porto Praia, médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde atenderam cerca de 700 indígenas tanto locais quanto de comunidades próximas, realizando mais de 1.130 procedimentos.
A Ação Cívico-Social não se limita aos cuidados médicos em prol da saúde preventiva da população. Houve também orientações ministradas pelos militares aos jovens sobre o alistamento militar e as formas de ingresso na carreira militar. Além disso, cortes de cabelo masculinos e femininos também foram oferecidos à sociedade.
As atividades incluíram a distribuição de medicamentos, garantindo o acesso aos remédios necessários para o tratamento de diversas condições de saúde. A Brigada também promoveu atividades lúdicas para as crianças, como contação de histórias, brincadeiras e oficinas de pintura.
As comemorações que marcam os 30 anos de presença da Brigada na região também envolveram uma ação cívica na Escola Municipal Helyon de Oliveira, com aproximadamente 150 alunos da educação básica e do ensino fundamental. O momento oportunizou o fortalecimento do sentimento de patriotismo entre os jovens estudantes.
No 34º Pelotão de Polícia do Exército (34º Pel PE) o projeto "Soldado por 1 dia" foi realizado para aproximar a comunidade tefeense do Exército Brasileiro e despertar o interesse pelas atividades militares. Foi projetada uma pista de obstáculos para crianças, com desafios que exigiam agilidade, força e liderança, testando suas habilidades físicas e mentais.
Alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas foram arrecadados em uma campanha e doados à Casa de Recuperação Fazenda Esperança, na comunidade indígena Ramal do Pavão, Pavão, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus e Aliança com Deus, proporcionando o auxílio material às instituições beneficiadas.
Entre os eventos também teve a solenidade militar na 16ª Bda Inf Sl, o Comandante, General Moussallem, recebeu militares da ativa, veteranos, autoridades civis e a sociedade em geral para comemorar esses 30 anos. Em suas palavras expressou o profundo agradecimento à sociedade tefeense pelo caloroso acolhimento ao longo desses 30 anos de presença militar na região e a importância da integração entre Exército e comunidade.
Mídias Sociais meio