12a Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército e Controladoria Geral da União promovem o Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos em Manaus
12a Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército e Controladoria Geral da União promovem o Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos em Manaus
“Para nós, militares, a missão é o farol! Essa frase emblemática traduz o sentimento de cumprimento do dever! Dentre as missões da 12a ICFEx, a capacitação dos agentes da administração é considerada fundamental", disse o Chefe da 12a ICFEx.
As declarações foram dadas durante a abertura do Curso de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos, realizado nos dias 22 e 23 de maio, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
A 12ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (12ª ICFEx), em parceria com a Controladoria Geral da União Regional Amazonas (CGU/AM), promoveu em Manaus - AM o Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos. A capacitação, ocorrida nos dias 22 e 23 de maio, contou com a participação de mais 300 agentes da administração, envolvendo militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de servidores públicos dos Órgãos Federais sediados no estado do Amazonas.
O evento foi conduzido pelo renomado Prof. Paulo Ricardo Grazziotin Gomes, Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente exercendo o cargo de Chefe da Secretaria de Controle Interno (CISET) do Ministério da Defesa.
Estiveram presentes à cerimônia de abertura, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto Maciel Texeira, a senhora Mona Liza Prado Benevides, Superintendente da CGU/AM, o Coronel Marcelo Luiz Almeida de Jesus, Chefe da 12ª ICFEx, e o Coronel R/1 Alcimar Marques de Araújo Martins, Superintendente Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA.
Após o canto do Hino Nacional por todos os presentes, o Gen Teixeira, em suas palavras por ocasião da abertura do Curso, ressaltou que “gerir os riscos fará com que possamos aplicar os recursos de forma minuciosa e, assim, colaborar para o desenvolvimento do nosso país”.
A iniciativa da 12ª ICFEx vai ao encontro das determinações da Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 1, de 10 de maio de 2016, e do Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, que dispõem sobre a política de governança, a sistematização da gestão de risco e o estabelecimento de controles internos no âmbito dos órgãos do Poder Executivo Federal. Nesse sentido, a Portaria nº 004, de 3 janeiro de 2019, do Comandante do Exército, aprovou a Política de Gestão de Riscos do Exército, normatizando a prática no âmbito das Organizações Militares da Força Terrestre.
Por ocasião do encerramento, esteve presente o Coronel R/1 Alfredo Alexandre Menezes, atual Superintendente da SUFRAMA, que destacou a importância do curso para a obtenção de boas práticas por parte de militares e civis na gestão dos recursos públicos. Ao final, o Coronel Marcelo Luiz agradeceu em nome do General de Exército César Augusto Nardi de Souza, Comandante Militar da Amazônia, a contribuição do Prof. Paulo Grazziotin às Unidades Gestoras do Comando Militar da Amazônia.
Mídias Sociais meio