Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Operacionalidade

1º BIS (Amv) realiza formatura especial do Dia da Infantaria

Acessos: 481

 

Manaus (AM) - Dia 24 de maio, é comemorado o Dia da Infantaria, a “Rainha das Armas”. Em celebração a data, o 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) (1° BIS) realizou uma formatura militar exaltando a infantaria e seu patrono. Na cerimônia estavam presentes o Comandante Militar da Amazônia, Gen Ex Costa Neves; o Comandante da 12ª Região Militar, Gen Div Leite; o chefe do Estado-Maior do CMA, Gen Bda Triani; o Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do CMA, Gen Bda Pimentel; o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, Gen Bda Brion; o Comandante do 1º BIS, Cel Rech, entre outras autoridades militares e civis.

Tradições

A Arma de Infantaria é comemorada no dia 24 de maio em homenagem ao aniversário de seu patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio morto no dia do próprio aniversário, durante a batalha campal de Tuiuti, travada na América do Sul. A importância desta arma reside na capacidade de combate, proteção e defesa do país.

O busto do patrono Sampaio foi colocado em local de destaque na formatura e cadetes da AMAN e militares do NPOR fizeram sua guarda representando os tipos de infantaria: selva, polícia do Exército, caatinga, aeromóvel, infantaria blindada, de montanha e pára-quedista.

Os generais da arma de infantaria, em reverência, colocaram um arco de flores no busto de Sampaio, acompanhados dos comandantes de Organizações Militares também infantes, e todos o prestaram continência ao patrono. O Comandante Militar da Amazônia também fez a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Comandante do Exército, Gen Ex Tomás.

Coesão 

Mais de 350 militares entraram em forma e integraram as tropas militares do 1º BIS, da Cia C CMA, da 12ª RM, do 7º BPE, e ainda tropas da Marinha e da Força Aérea. Cultuando o espírito da Amazônia, a oração do guerreiro de Selva foi proferida pelo 3Sgt Pascoal, guerreiro número 6869. Durante a formatura e o desfile em continência ao Comandante Militar da Amazônia foram prestadas homenagens também a infantaria com tiros de festim.

Integração com a sociedade

Militares infantes que serviram no 1º BIS tiveram o privilégio de também desfilarem. Turmas de 1971, 1972 e 1973 estavam representadas, bem como a de 1993, que este ano completou 30 anos.

A família militar também marcou presença. Entre os ilustres estava o Gen Muzzi, também Infante, que recebeu os cadetes da AMAN acompanhados do Gen Costa Neves, um momento de troca de conhecimento e exaltação do que é servir no Exército Brasileiro.

Vale destacar que o 1º BIS é a Força de Ação Rápida do Comando Militar da Amazônia (CMA) e é o único Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) do Exército. A unidade operacional já forneceu efetivos para a criação de diversas OMs e Pelotões Especiais de Fronteira na Amazônia, e é reconhecida como “Célula-Mater da Infantaria de Selva”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página