AÇÕES HUMANITÁRIAS E COMBATE AOS ILÍCITOS TRANSFRONTEIRIÇOS E AMBIENTAIS NA TIY
Historicamente, o Comando Militar da Amazônia (CMA) honra o legado do Marechal Rondon na integração dos povos indígenas à Nação Brasileira. Esse legado é a base da atuação do Exército Brasileiro (EB), presente na proteção das comunidades indígenas, preservação ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável. Inspirados por Rondon, cujas ações fortaleceram laços com os povos originários, seguimos dedicados a fortalecer o sentimento de pertencimento dessas comunidades.
Para isso, o CMA mantém a prontidão operacional e a logística como pilares para a eficácia das suas ações, tanto na Terra Indígena Yanomami (TIY) quanto em toda a Amazônia Ocidental. Em um ambiente de desafios naturais e logísticos, o CMA assegura uma resposta rápida e eficaz, garantindo a soberania nacional e o apoio às comunidades mais isoladas.
Nosso lema, “Braço Forte, Mão Amiga”, sintetiza nosso compromisso com a população amazônica, especialmente os Yanomami. Em nossas operações, buscamos proteger a fronteira, combater ilícitos e promover a cooperação com as comunidades locais, incluindo a entrega de alimentos e atendimento médico, reforçando vínculos de confiança e respeito.
Desta forma, reafirmamos que o sentimento de pertencimento dos povos originários é uma prioridade do CMA. Preservar a cultura Yanomami e garantir que se sintam parte da Nação Brasileira são aspectos que norteiam nossas operações.
Diante do exposto, apresentamos este livro, que ilustra o empenho do EB, em interoperabilidade com agências governamentais, forças de segurança e o Terceiro Setor, como a COIAB e a Hutukara, nas ações e operações na TIY, área de valor geopolítico e humanitário inestimável. O livro mostra como a união de esforços entre Forças Armadas, órgãos governamentais e comunidades locais potencializa os resultados, promovendo a segurança e o bem-estar como elementos essenciais para a defesa e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira.
Assim, convidamos você a explorar esta obra, que não só descreve as operações na TIY, mas também destaca o compromisso inabalável do CMA com os povos originários, com o legado do Marechal Rondon e com o futuro sustentável da Amazônia Ocidental.
Mídias Sociais meio