Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Adjunto de Comando

Eventos

Acessos: 1705

CURRICULUM VITAE

 

General de Brigada

Ao ser nomeado para o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, o General de Brigada REINALDO SÓTÃO CALDERARO exercia o cargo de Adido do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil na República Francesa e no Reino da Bélgica.

Foi promovido ao Posto atual em 31 de julho de 2024.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, em 1º de fevereiro de 1973, é filho do Coronel Engenheiro Militar Veterano RAIMUNDO CÉSAR BORDALO CALDERARO e de ÂNGELA MARIA SÓTÃO CALDERARO.

Ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (ESPCEx), em 18 de fevereiro de 1991. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, em 02 de dezembro de 1995, sendo classificado no 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém/PA

Como Oficial Subalterno e Intermediário, serviu em Organizações Militares em Belém/PA; em Resende e no Rio de Janeiro/RJ, em Teresina/PI e em Brasília/DF; foi Instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO); e foi nomeado comandate da Companhia de Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis/SC.

Realizou o Curso de Operações na Selva Categoria “B” 97/2, no Centro de Instrução de Guerra na Selva; Curso Básico Paraquedista e Mestre de Salto na Brigada Paraquedista; o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Mestrado em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Como Oficial Superior realizou o Curso de Comando e Estado-Maior, na Escola de Comando e Estado-Maior e o Mestrado em Ciências Militares, no Instituto Meira Mattos, o Estágio de Inteligência Militar para Oficiais, na escola de Inteligência Militar do Exército e o Curso de Comando e Estado-Maior Conjunto, pela Escola Superior de Guerra no Brasil e na República da Colômbia.

Atuou sob a égide das Nações Unidas, por dois anos, sendo um no Sudão como Observador Militar e outro no Haiti, como Chefe do Centro de Operações Militares da Célula de Operações da MINUSTAH.

Foi Oficial de Estado-Maior do Comando da 8ª Região Militar e do Comando Militar do Norte, em Belém/PA; Oficial de Gabinete do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília/DF; Comandate do 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville/SC; e Adido do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil na República Francesa e no Reino da Bélgica.

Possui os cursos civis MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Universidade Federal do Piauí e Capacitação em Elaboração e Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Trompowsky Leitão de Almeida.

Foi condecorado com diversas medalhas nacionais e estrangeiras, dentre as quais se destacam: a Ordem do Mérito Militar - Grau Comendador, a Medalha Mérito Tamandaré, a Medalha Marechal Trompowsky com passador de bronze, a Medalha Militar de Ouro, a Medalha das Nações Unidas (1ª MINUSTAB), a Medalha do Serviço Amazônico, com Passador de Bronze, a Medalha do Pacificador, a Medalha das Nações Unidas (UNMIS - SUDÃO).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página